HOSPEDAGEM DE SITES

Retrospectiva 2009: Os fatos mais marcantes do ano de 2009

Veja mais sobre Retrospectiva 2009: Os fatos mais marcantes do ano de 2009 no MediaRoll.

Resumo: Mais um final de ano que chega. Nada mais natural que relembrar tudo de bom, ruim, engraçado ou vergonhoso que aconteceu durante o ano.

Alguns fatos entram para a história, não apenas do ano de 2009, como a posse do primeiro presidente negro de uma grande nação ou a morte de um grande ídolo do pop. Mas as vergonhas políticas continuam sendo esquecidas. Os jogos de jutebol que nos marcaram. No ano de 2009, tivemos uma coleção de 'gafes' das celebridades. Em 2009 também, anônimos viraram personalidade via YouTube, e 'bombaram' na internet. Não podemos esquecer dos destaques do cinema. Alguns filmes merecem destaque porque foram sucesso de bilheteria, outros, justamente pelo contrário. Novela brasileira é premiada. Twitter vira 'febre' no Brasil. A lista de acontecimentos do ano é tão grande, que resolvi fazer a minha Retrospectiva 2009 bem compacta.

Se Eu Fosse Você 2: A comédia romântica 'Se Eu Fosse Você 2', que superou o sucesso de 2006. Tony Ramos e Glória Pires deram um show na telona e protagonizaram a maior bilheteria da chamada retomada do cinema nacional, com mais de 5 milhões de espectadores, e a quinta maior renda do cinema no país.

A posse de Obama: Washington, 20 de janeiro: A blindagem de dois mandatos do republicano George W. Bush caiu, vazada pelo primeiro negro a ocupar a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama. Com o slogan 'Yes, We Can', o agora Nobel da Paz vem confirmando na história uma esperança a ser realizada.

Terremoto na Itália: L'Aquila, 6 de abril: Tremor de 5,8 graus na escala Richter atingiu a região central da Itália, causando a morte de 299 pessoas e deixando milhares de desabrigados. Monumentos e palácios do centro histórico de L'Aquila, capital da região de Abruzzo, ficaram muito danificados.

Clodovil Hernandes: O deputado federal e estilista morreu aos 71 anos em Brasília, vítima de um acidente vascular cerebral . Polêmico, foi protagonista de várias discussões no plenário durante o seu mandato. O mesmo aconteceu em sua carreira como apresentador de TV. Ele afirmava que não tinha papas na língua. Sua popularidade fez com que ele fosse o deputado federal mais bem votado em 2006. E essa mesma popularidade fez com que a notícia de sua morte gerasse tanta comoção e o colocasse na lista de mais buscados do Yahoo!

Susan Boyle: A escocesa Susan Boyle foi considerada a surpresa do ano. Ela se inscreveu para o programa de calouros 'Britains Got Talent'. Antes de iniciar o show, foi menosprezada pelos jurados e público, mas bastou soltar o vozeirão para deixar todos de queixo caído. Mesmo sem ter levado o primeiro prêmio no programa, Susan lançou um CD que está batendo recordes de vendas: em 7 dias, já atingiu mais de 410 mil cópias vendidas.

Gripe Suína: O vírus da Influenza A (H1N1) ainda é uma ameaça à humanidade com sistemas imunológicos desprotegidos. Só no Brasil, já foram confirmados 22.565 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) para Influenza A. A doença matou 1528 pessoas entre abril a novembro de 2009, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Para o ano que vem, estão programadas a distribuição de 40 milhões de doses da vacina contra a gripe, priorizando grávidas, idosos, crianças e portadores de doenças crônicas.

Crise no Irã: 13 de junho: Milhares de pessoas protestaram contra a reeleição do presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, em favor do candidato Mir Houssein Mousavi, cuja derrota foi vista como fraude na contagem dos votos. A morte de um homem a tiros disparados pelas milícias pró-governo tornou a situação ainda mais tensa. A repressão às manifestações fez com que elas ganhassem mais espaço na internet e na mídia internacional.

Michael Jackson: Los Angeles, 25 de Junho: Morre o homem, vive o mito. O astro do pop sofreu uma parada cardíaca em sua casa aos 50 anos deixando fãs em estado de choque. Ao menos, o cantor continuará 'vivo' no documentário que leva o mesmo nome da turnê 'This Is It', que começaria em Londres no mês seguinte à sua morte.

Voo AF447 da Air France: Costa do Nordeste brasileiro, 1 de junho: O voo AF 447 da Air France que partiu do Rio de Janeiro não chegou a Paris. O avião caiu no mar a mil quilômetros de Natal-RN. Dos 228 passageiros mortos, 58 eram brasileiros. Pistas indicam que houve pane elétrica e despressurização da cabine e o problema das sondas de pitot, responsáveis por captar a velocidade do Airbus 330-200, pode ser a principal causa do acidente.

Felipe Massa: Durante o treino para o GP da Hungria, o piloto brasileiro foi atingido na cabeça por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello. Ele se recupera bem e não fica com qualquer tipo de trauma quando retornar às pistas, provavelmente na primeira etapa do Mundial de 2010.

Usain Bolt: Berlim, agosto de 2009: O jamaicano Usain Bolt voa. Atual campeão olímpico e mundial detém ainda os recordes mundiais nos 100 e 200 metros rasos e no revezamento 4x100m. Seu maior feito foi alcançar a marca de 9s58 no mundial de atletismo de Berlim, configurando-se como o mais veloz da história.

A discussão de Collor: Brasília, agosto de 2009: A crise no Senado se agrava e deflagra a polaridade entre aliados e não aliados ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), denunciado por uma série de irregularidades. O estopim gerou bate-bocas fervorosos; num deles, Fernando Collor de Mello (PTB-AL) mandou Pedro Simon (PMDB-RS) engolir suas palavras e que as 'digerisse' como quisesse, depois que o peemedebista defendeu a saída de Sarney do comando da Casa.

Pedro, me dá meu chip!: Você já acordou no meio da noite com alguém discutindo ou gritando? Imagine ouvir, por mais de 4 minutos, uma mulher desesperada berrando para que Pedro devolvesse o chip do celular dela? Isso aconteceu, foi gravado e virou febre na internet. O vídeo já traz versões em funk e rock

Xuxa: A rainha dos baixinhos desceu do trono e do salto. Tudo porque viu sua filha Sasha ser criticada após cometer um erro ortográfico no seu perfil do Twitter. A apresentadora justificou que a filha foi educada em inglês e encerrou sua participação na rede social dizendo que os usuários não merecem falar com elas. 

Olimpíada 2016: Copenhague, 2 de outubro: O Rio de Janeiro bateu a cidade de Madri na escolha do COI para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Com esse resultado, o Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a ser sede de uma Olimpíada. O discurso do presidente Lula, o lobby da diplomacia brasileira, a consistência do projeto do Rio de Janeiro e o apoio popular foram decisivos para levarem a cidade à vitória.

Prova do Enem: A uma semana de ser realizada, a prova do Enem foi cancelada pelo Ministério da Educação. Isso aconteceu porque um exemplar do exame foi levado na cueca por um conferente contratado pelo consórcio responsável pela impressão de dentro da gráfica em que estava sendo impressa. Os envolvidos no roubo tentaram vender a prova para um jornal, que noticiou o ocorrido. Alunos de todo o Brasil foram prejudicados e a prova, que deveria ter sido realizada em outubro, foi remarcada para o começo de dezembro.

Carla Perez: A dançarina Carla Perez, que achava que escola começava com a letra 'i', teve outro deslize no programa de Silvio Santos: ela relacionou o Alasca com praia e Bahia. O apresentador não se conteve e perguntou se ela tinha concluído o Ensino Fundamental.

Bastardos Inglórios: A estreia do filme no Brasil aconteceu em outubro, mas o público francês acompanhou seu lançamento em maio, no Festival de Cannes. O diretor Quentin Tarantino e o ator Brad Pitt fizeram ampla propaganda deste que, aparentemente, deve ser um dos filmes mais rentáveis da carreira do diretor. O filme se passa na 2ª Guerra Mundial, quando a França estava ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) tem a missão de matar o maior número de nazistas possível, usando muita crueldade. Há outra história paralela de execução até que ambas as histórias se cruzam.

Lua Nova: Os adolescentes passaram o ano em estado de alerta e loucos para assistir o longa 'Lua Nova', continuação de 'Crepúsculo', que estreou no final de novembro. O mundo dos vampiros e lobisomens é tema do filme inspirado nos livros de Stephenie Meyer e os protagonistas Robert Pattinson e Kristen Stewart arrancam suspiros da plateia jovem.

Flamengo 2 x 1 Grêmio: 06/12 - Brasileirão: Não foi um jogaço e muito menos uma partida marcada pela polêmica, mas não poderia deixar de estar aqui pela sua importância para o futebol brasileiro. No 'mar rubro-negro' formado por mais de 78 mil torcedores nas arquibancadas do Maracanã, o Flamengo saiu de um incômodo jejum de 17 anos sem títulos brasileiros após uma vitória de virada sobre o Grêmio, por 2 a 1, com gols dos zagueiros David e Ronaldo Angelim.

Lombardi: Morre o famoso locutor dos programas de Sílvio Santos, Lombardi. Apesar de raramente mostrar o rosto, Lombardi era uma das personalidades mais conhecidas do SBT. Desde o início da carreira do apresentador Silvio Santos, a inconfundível voz de Lombardi era responsável por praticamente todas as locuções de seus programas na emissora paulista.

Leila Lopes: Atriz Leila Lopes é encontrada morta em seu apartamento. Ao lado do corpo, remédios antidepressivos, levam a suspeita que a atriz tenha cometido suicídio por overdose. Gaúcha de São Leopoldo, Leila Lopes ganhou fama nacional após interpretar a professora Lu na novela Renascer (1993), da TV Globo. Leila Lopes trabalhou ainda  em Tropicaliente, O Rei do Gado (1996), e Malhação. Já em 2008, Leila Lopes entrou para a indústria do filme pornô com Pecados e Tentações.

Mega Sena da Virada: Loteria de final de ano deve sortear, no dia 31 de dezembro, o maior já pago por uma loteria brasileira, R$ 85 milhões. Ao contrário dos sorteios normais, o prêmio não acumulará. Se ninguém acertar os seis números sorteados, a bolada será dividida entre os acertadores de cinco números.

Bem, este são os fatos que eu achei mais interessantes, com certeza, existem muitos outros acontecimentos marcantes em 2009 que mereciam entrar para Retrospectiva 2009 mas iriam estender demais o post. Então diga aí: O que você colocaria na sua Retrospectiva 2009?

Informações: Yahoo.






Postado por: Debora

Relacionados;

  • 09/12/2009 22:54

    Tags: Retrospectiva 2009fatos marcantes 2009cinemacelebridadesinternettwitteryoutube

    Visualizado: 5385 Vezes

(2) Comentários

  • Comentário de Ana Acevedo
    Os recordes na natação do Cesar Cielo. Ele tornou-se o homem mais rápido do mundo nas provas de 50m e 100m.

    A comemoração dos 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos.

    O arquivamento pelo STF dos crimes cometidos pelo banqueiro Daniel Dantas.

    O escândalo dos panetones em Brasilia, liderado pelo governador.
  • Comentário de Alexandre Maciel
    No meu entendimento, um fato marcante que não consta nessa lista é o acidente com a delegação do Brasil de Pelotas, em janeiro. Foi uma tragédia que abalou um estado inteiro e repercutiu internacionalmente.

Comente sobre "Retrospectiva 2009: Os fatos mais marcantes do ano de 2009"

¹Seu Email

²Seu Nome

³Seu Comentário