HOSPEDAGEM DE SITES

Ronaldo Fenômeno

Veja mais sobre Ronaldo Fenômeno no MediaRoll.

Resumo: Conheça a trajetória da carreira do ídolo do futebol, Ronaldo Fenômeno.

Ronaldo Fenômeno, Ronaldo Luís Nazário de Lima, nasceu no Rio de Janeiro dia 22 de Setembro, de 1976 em um subúrbio. Ronaldo começou a carreira profissional no Cruzeiro em 1993. Em um total de 14 jogos pela equipe mineira, Ronaldo fez 12 gols, com apenas 16 anos de idade. Em 1994 conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro, do qual foi artilheiro, com 23 gols marcados.

Neste ano, se transferindo para o PSV Eindhoven, onde marcou 66 gols em 71 partidas disputadas pelo time holandês. Em 1996, conquistou a Copa da Holanda com o PSV, e a medalha de bronze com o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta. Foi melhor jogador do mundo de 1996, eleito pela FIFA.

Foi para o Barcelona em 1996 por um valor então recorde de 19,5 milhões de dólares. Marcou 34 vezes em sua única temporada no Barcelona, vencendo a Copa dos Campeões da Copa da Uefa, a Copa da Espanha e a Supercopa da Espanha.

Ronaldo viajou com a seleção brasileira para a Copa do Mundo dos Estados Unidos de 1994, com 17 anos, mas não jogou em nenhuma partida. Em 1997, com a seleção brasileira, conquistou a Copa América, realizada na Bolívia, e depois a Copa das Confederações, desse mesmo ano.

Sua transferência para a Inter de Milão em 1997 estabeleceu um novo recorde de 27,9 milhões de dólares. Conquistou a Copa da Uefa na equipe em sua primeira temporada. Foi no Inter de Milão que Ronaldo ganhou o apelido de 'Fenômeno', e novamente foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Fez 49 gols em 68 jogos, e conquistou a Copa da UEFA em 1998 com a equipe italiana.

Ronaldo foi eleito, novamente, pela FIFA o melhor jogador da Copa do Mundo França 1998, mesmo com a derrota do Brasil na final contra a dona de casa.

Em 1999 conquistou sua segunda Copa América com a seleção brasileira, fazendo os três gols da vitória do Brasil em cima do Uruguay, o rival clássico.

Meados de 1998 e 1999, começaram as lesões. Sofreu uma convulsão horas antes da final da Copa do Mundo de 1998 na França, e, depois de ter sido escalado como reserva, começou jogando. Sua atuação foi fraca e o Brasil perdeu por 3 x 0 para a França.

Casou-se com a modelo e jogadora de futebol Milene Domingues em dezembro de 1999. O casal teve um filho, Ronald, e se divorciou alguns anos depois.

Infelizmente, nesse ano começaram os problemas graves para Ronaldo, com uma contusão no joelho direito, que tirou o jogador dos gramados. Em 2000 ele voltou a jogar, mas no primeiro jogo, contra a 'Lazio', a lesão se agravou, com rotura do tendão rotuliano. Ele ficou parado quase dois anos, e teve de passar por várias cirurgias.

A seleção brasileira também passava por maus momentos, perigando, até, a classificação para a Copa do Mundo de 2002. Felizmente, Luiz Felipe Scolari tomou as rédeas da seleção e fez o Brasil renascer das cinzas, conquistando o pentacampeonato do mundo, com Ronaldo e Rivaldo (que estava em baixa) como principais estrelas. O Fenômeno foi eleito o melhor jogador do mundo pela terceria vez pela FIFA.

Em seguida, foi contratado pelo Real Madrid, por mais de 43 milhões de euros (55,55 milhões de dólares) em agosto de 2002, onde formou o famoso time dos 'Galácticos', junto a Zinedine Zidane, David Beckham, Luís Figo, Roberto Carlos, Íker Casillas e Raúl González. Com essa super-equipe, venceu a Intercontinental de 2002, e uma Liga da Espanha e uma Supercopa da Espanha em 2003. Venceu a Copa Intercontinental de 2002, a Supercopa da Espanha em 2003 e terminou como o artilheiro da liga em 2004.

Lamentavelmente, o Real Madrid baixou o nível de jogo, deixando as temporadas 2004/2005 e 2005/2006 serem conquistadas pelo Barcelona, o rival clássico da equipe merengue. Ao não ser convocado, Ronaldo perdeu a boa forma, e subiu de peso. Na seleção brasileira, não rendeu a mesma coisa.

Em 2005, Ronaldo casou-se com a modelo Daniella Cicarelli, marcando a ocasião com uma comemoração em um castelo francês. O casal se separou meses depois.

Passou por uma nova cirurgia depois de uma frustrante Copa do Mundo de 2006 e não ganhou a confiança do novo técnico do Real, Fábio Capello.

Na Copa do Mundo Alemanha 2006, o Brasil fez um papel medíocre, sem mostrar bom futebol. Contudo, Ronaldo se tornou o maior goleador das Copas do Mundo, chegando aos 15 gols com os três que fez na Copa da Alemanha.

Voltou para a Itália em janeiro de 2007 contratado pelo Milan, para jogar junto com seus amigos, Kaká, Cafu, Dida e Clarence Seedorf (foi seu companheiro no Inter de Milão). No dia 13 de Fevereiro de 2008, em um jogo contra o 'Livorno', Ronaldo novamente sofreu rotura de tendão rotuliano, desta vez no joelho esquerdo. Passou por uma cirurgia e o que resultou em sua saída do clube.

Em maio de 2008, a namorada de Ronaldo Fenômeno, Bia Antony, aparece grávida. No final do ano, nasceu Sofia.

Ronaldo, com 32 anos, foi contratado , em 09 de dezembro de 2008, pelo Corinthians, onde no último final de semana marcou seu primeiro gol no time, depois de 18 meses de jejum.

Ele é torcedor do Flamengo, e espera poder encerrar sua carreira no clube carioca.

Ronaldo já não é o melhor do mundo, mas continua sendo o 'Fenômeno', pois depois de tantas lesões, cirurgias, escândalos, noitadas, casamentos, noitadas (de novo), separações e ainda está acima do peso e já ter masi de 30 anos, ele alegrar os brasileiro com um gol nos 47 minutos do segundo tempo! É ou não é um 'Fenômeno'?






Postado por: Debora

Relacionados;

  • 09/03/2009 10:05

    Tags: Ronaldo FenômenoCorinthiansjogogolcarreiraartilheiroseleção brasileiracasal

    Visualizado: 29601 Vezes

(80) Comentários

  • Comentário de Marcelo s. Ferreira
    Nao tem pele e nao tem ninguem,ronaldo e o cara,o meu sonho era conhecelo,mais um dia eu realizo esse sonho meu,abracao fenomeno que Deus te guie sempre.
  • Comentário de mayara
    vc e´ demais sou louca por vc teeeeeeeeeee aaaaammmmmoooooooooooooo
  • Comentário de sergio augusto
    fiquei triste por ele ter parado, mais feliz por ele ta ainda no corinthians.. pq sou fã dele tenho até uma foto com ele de 97 em foz do iguaçá - pr,, nas cataratas quando o brasil disputou a copa américa no paraguay, sei q ví ele jogando mais naum o pelé.. por isso ele q é o rey do futebol e sinônimo de pessoa e um espelho para todos esses novos jogadores qie estão aparecendo agora.,., se eles se espelharem, nele poderão um dia chegar perto kkkkkk... pq so existe, e vai sempre existir um único fenômeno no mundo,.,,, ronaldo sempre,,..,;,.,
  • Comentário de WANDERSON
    LEGAL
  • Comentário de susete
    meu comentário é o seguinte,Ronaldo tenho 63 anos eu n via a hora de começar as corridas de domingo para assistir o nosso grande ídolo Airton Senna, ele está trabalhando do outro lado com certeza em prol daqueles que dele precizam,assim é com voce Ronaldo acostumei assistir o futebol por voce pela suas jogadas pela sua raça.E agora háaaa....Graças a Deus vc está vivo entre nós,que Deus te ilumime e tudo que vc vier fazer daqui pra frente seja com muita garra e muita determinação.Ronaldo precizo muito de vc creia aguardo um contato seu bjusssssD.Susete
  • Comentário de dirce
    OLA meu grande amigo meu idolo eu tenho 60 anos sou corintana fico muito triste quando alguem que quer fazer dinheiro nas custa de quem lutou muito pra chegar onde chegou ronaldo chorei muito junto com vc na sua despedida do campo mas nao dos corinthias eu nao estou muito feliz pelo que fizeram mas tambem sei que muitos nao sabe perder temos tempo pra tudo na vida e no jogo ronaldo sei que alguem creticou todos vc um dia a de pedir perdao sou sua fa numero 1 estou com vc em todas faco muita horaçao a deus que sempre proteja vc e sua familia o importante e vc nao ligue pra midia ela e fabrica de dinheiro espero que vc receba este meu desabafo para que comemoro meu aniversario de 60 anos feliz e sabendo que eu estou em todas as horas com vc em horaçao deus esta sempre contigo se nao for te encomodar gostaria de ganhar de vc no meu aniversario sera no dia 7-7- 60 anos uma pequena mensagem pra mim que vc esta muito bem ronaldo muito bejos bejos bejossssssssss.OBRIGADO
  • Comentário de Pâmela
    Ronaldo o melhor de todos os tempos s2
  • Comentário de erisnaldo arnaldo da silva
    Ñ existiu e nem vai existir um cara como vc Ronaldo se ñ fosse as lesões desse fenomeno o mundo já saberia ki ele seria varias vezes mais melhor do mundo apesar ki pra mim ele foi e sempre será o melhor do planeta valeu Ronaldo pela sua força e humildade continui assim!!!!!!!!!!
  • Comentário de Luciola
    Ronaldo vai deixar os domingos mais tristes sem a sua presença nos campos. Nos deu muitas alegrias, com seus dribles, lindas jogadas e muita presença de espírito em campo. Um verdadeiro fenômeno. Deus lhe abençoe Ronaldo.
  • Comentário de José Ivan
    Esse cara está de parabéns, nos deu muita alegria no futebol, deram alguns apelidos a ele, mas tudo talvez não passa de uma brincadeira carinhosa, pois ele continua para mim "um fenômeno", obrigado Ronaldo, pois igual a você não existe mesmo. Obrigado.
  • Comentário de osvaldo
    Pessoal ja imaginaram, o q seria da historia do futbool se o Fenômeno não tivesse tido tantas lesões!...
    Sem medo de errar digo que ele seria o melhor do mundo 6 vezes consecutivas.
  • Comentário de Maria Helena Santos
    Ronaldo
    voce = ouro quanto polido brilha
  • Comentário de anderson luiz
    fala de ronaldo é facil dificil é ser ele, é o jogador diferenciado de todos atacante q o mundo teve,tem e vai ter, sou fãzaço dele,,,,,,,,uma abraço, na seleçao é ronaldo é mas 10 e em qualquer time do mundo
  • Comentário de yanne
    olha caraio seu bandeirinha como é que vc diz que é flamenguista e sempre sera agora vc vem dizer que é corithiano nos flamenguistas da cidade de itainopolis estamos decepcionado com vc ta seu bandeirina de quinta categoria .
  • Comentário de Antonio Ronaldo
    OMelhor do Mundo,vai ser sempre o Melhor Mundo sem duvidas!!!!
  • Comentário de Nianga Quiasseca
    Ronaldo é o melhor de todos os tempos, reconheço
  • Comentário de carlos eduardo venancio da cruz
    ronaldo,vc nasceu para brilhar que Deus te abençoe e a tua familha amem!!!!gostaria de poder ter só 0,1% do seu poder aquisitivo já sairia do aluguel!!!
  • Comentário de leanderson
    o ronaldo buchudo mas sabe fazer gooooooooooooooooooooooooool !
  • Comentário de igor
    ronaldo se vc quiser que a torsita do timao fale que vc nao mudou nada alem da barriga tem que marca uns tres gols é imagreser nao é pra te suar mas se vc quer isso vc tem que fazer uns esforsinho vc sabe disso né?


  • Comentário de lucinha
    Ronaldo é um abençoado por Deus, o menino bom, humilde, perserverante. Este jogador já nos deu muitas alegria, se caso ele volte a jogar fico muito feliz, por que na realidade não sou torcedora de um time especifico e sim dele, torço muito por você Ronaldo, Deus te dê muita saúde, espero que você volte aos gramados, você ainda é a estrela que tem o maior brilho. Levante sacode a poeira e dê a volta por cima. Um abraço de sua fã Lucinha.
  • Comentário de Alex (Butantã)
    Olá,Ronaldo voce vai jogar domingo e sua estrela vai brilhar o timãooo vai ganhar .Um abraço e boa sorte para todos os jogadores do CORINTHIANS.
  • Comentário de Vasco Panzo
    Este cara é mesmo jogador. Ele deu muita alegria para o Brasil e não so mas, para quase muitos no universo. Ronaldo enquanto no campo, teve muitos adeptos a torcer pela sua equipe assim como também a ele. Este homem é mesmo o fenômeno ...
  • Comentário de john maicon
    Paràbens pela pessoa que você é
  • Comentário de maria angela
    pra comentar teria que escrever muito, então só vou dizer que o ronaldo é simplesmente inesquecivel,seu futebol é show, e no corinthians então, levou na torcida ao delirio, quer mais?o melhor é coisa nossa, orgulho pros brasileiros, nunca esqueçam das participações da copa com ronaldo, foiu mais q demais bjssssssss
  • Comentário de Helder Paulo Mualunga
    Ronaldo é o "kota" do futebol!!
  • Comentário de nilton de souza moraes
    flamengo
  • Comentário de emanoel
    vai cata coquinho ronaldo vc ta maior do que uma baleia.
  • Comentário de emanoel
    so ta ganhando dinheiro esse merda
  • Comentário de Isa Mendes
    Oi! Escrevo de Angola,
    o Ronaldo foi, é e sera bom para o perfil do desporto brasileiro e mundial é so ele nao baixar o cara de velho ele nao é.
  • Comentário de Neli


    Ronaldo, Deus te proteja e abençoe sempre. Você é o CARA.
  • Comentário de luiza
    Ronaldo é o Ronaldo! não tem outro.. sou fanzassa do atacante. oBrasil também? bsjs Ronaldo. comentario da luiza
  • Comentário de Vanessa Garcia
    Hoje vc é jogador do corinthians portanto um guerreiro não desiste nunca e SUPERA SIM TODAS AS DIFICULDADES... vamos Ronaldo meu querido... ergue sua cabeça que tudo vai dar certo... quero vc nos gramados marcando pelo TIMÃO... vem enlouquecer novamente essa torcida q tanto adora vc... FORÇA MEU QUERIDO VC VAI CONSEGUIR!! psiu.. não esquenta com chacotas não sabe pq? pq cuidar da vida alheia parece bem mais fácil e bem mais gostoso do q da própria vidinha pacata. Boraaaaaaaa Ronaldo meu fenômeno vai p/ cima do advérsário vc pode.. vc consegue e.... qdo isso acontecer estarei no parque são jorge lhe parabenizando... beijinhos.. fica na paz... fica com Deus... cuide-se adoorooooo vc!!
  • Comentário de Domingos João Fercinto
    Jogador igual ao Ronaldo "Fenómeno" só Pelé e Romário.
    Mau grado é a sua natureza de engordar facilmente.
  • Comentário de Itamar Caixeta
    Gosto muito de futebol, sou São Paulino, mas fã nº 1 do Ronaldo, o cara é fenomenal, igual a ele não vai haver outro, tomara que não, pode haver outro craque, mas gostaria de ver outro idolo sofrente tanto, não há nada pior do que sirurgias e dores ao extremo, nunca vi imagens tão fortes como aquelas dos joelhos dele se dobrando lateralmente. Desculpa São Paulinos, mas eu sou é Corintiano roxo, mas se o Ronaldo jamais tivesse jogado no meu time, seria fã do futebol e da luta dele do mesmo jeito. Vamos voltar Ronaldo, tem que encerrar a carreira por cima!!!!!
  • Comentário de MIRIAN
    Ronaldo, parabéns pelas conquistas, obrigado por ajudar muitas entidades,isto é simplesmente lindo, também gostaria muito de poder ajudar de alguma forma,principalmente as crianças,mas por enquanto não fui escolhida, continue fazendo sempre o melhor de coração,vc acreditou no seu sonho, e hoje vc está colhendo o que plantou,gostaria de presentea-ló com uma foto, sua com seu filho, ele ainda era um bebe de fraudas,como posso te entregar, ou enviar?

    À Disposição,

    Mirian Carvalho.
  • Comentário de tayna
    cara sou fa do ronaldo desde da copa de 1998 que eu vi ele jogar na ilha do retiro contra o corinthias bando de otarios ela fica enchendo o bolso de dinheiro e agente aqui gastando tempo com uma pessoa qur nao nen se agente axiste
  • Comentário de Pablo Henrique
    Sou corinthiano ROXO e acompanho tudo sobre meu time todos os dias, todo dia vejo novas entrevista do fenomeno vejo novas noticias. E sei que Ronaldo e um exemplo de brasileiro que nao desiste nunca mesmo com tantas cirurgias tantas polemicas ele ainda e dicisivo ainda e RONALDO acima de tudo. Na minha opniao ele e melhor do que pele,e se ele nao tivesse esses tantos de cirurgias "lesoes" ai sim eu teria certeza disso. Que jogador passa por 8 cirurgias e ainda volta ao futebol como FENOMENO, so ele mesmo o cara e espetacular e fora de serio o cara é foda....
  • Comentário de Mayke
    Nunca nunca vai existi jogador igual ele nem o Messi sempre RONALDOOOOO
  • Comentário de fuen
    o cara e foda!!!!!
    o cara e simplesmente brilhante!!!!!
  • Comentário de Felipe Costa
    Esse éH O Cara Vey Tem pra barra elle ññ elle éH ii Sempree Será O Melhoor Do Mundoo ... (L)
  • Comentário de Raimundo Michael Araújo Beserra
    que é rei nunca perde sua majestade!!!!!!!!!
    e o ronaldo ñ é rei,é um Fenomeno"!!!!!!!!!
    foi o melhor jogador que eu já vi jogar!!!!!!!!!!!!!!
  • Comentário de Eleni Soares
    acho que o Ronaldo só voltou, porque o Flamengo ressucitou o mesmo. Foi o único clube que o acolheu quando ele estava por baixo.
    E hoje o que ele faz? Esnoba, tenta reduzir a torcida do Flamengo e diz que agora ele é Corinthians. Pra mim, não passa de um mercenário. Minha admiração pelo Ronaldo, assim como a da maioria da torcida do Mengão, acabou quando ele abriu a boca para colocar em dúvida a grandeza da torcida do Flamengo, e pela falta de respeito a quem tornou possível sua volta.
  • Comentário de vitoria maria maia camargo
    oiee tudos bom ronaldo amo muitos mo vc beijos
    vitoria msn tem sm ok
    vc te como msn
  • Comentário de Ronaldo Queiroz
    Ronaldo "FENÔMENO" é e sempre será o melhor do mundo!!!
  • Comentário de gilberto
    sou corinthiano desde que nasci e ter o ronaldo no meu time é muita alegria , pois ele é o melhor , é o fenômeno rei , na minha opinião ele chega a ser melhor que pelé ,pois eu não vi pelé jogando porque não era da minha época ,mas pelos videos que já vi ,comparando ronaldo é melhor .Para provar que não estou tão errado assim ,pare para pensar os dois são de épocas diferentes ,se o pelé hoje tivesse a mesma idade do ronaldo e passase por tudo ,tudo que o ronaldo passou com as cirurgias no joelho depois voltando a jogar será que pelé superaria ronaldo , seja sincero!
    na minha opinião não chegaria perto.Parabéns Ronaldo vc é Brasileiro e não desiste nunca ! Espero um dia poder te conhecer de perto e pegar um autografo na camisa do Timão.
  • Comentário de Patricia
    o Ronaldo não é fenômeno coisa nenhuma ele é um trapaçeiro que bate nos outros jogadores para fazer gol por isso eu não sou corinthiana por isso q eu sou palmeresnse e nunca mais irei mudar e o ronaldo é um cusão esse f d p

    Com ofenças Patricia Linda
  • Comentário de renan
    RONALDO O melhor ok!!!
  • Comentário de Edvaldo
    Ronaldo é o melhor jogador do mundo eu não ví jogar outro igual a ele...e sou um homem realizado...ele é meu ídolo...e joga no meu time (Corinthians).

    José de Freitas no Piauí.
  • Comentário de A.Júnior
    Ronaldo é e sempre vai ser o melhor jogador que já existiu!!!
    Ronaldo é um jogador iluminado por Deus!1
  • Comentário de Salete Nunes
    Para mim Ronaldo Fenomeno é realmente um fenomeno, e é o melhor do mundo sim como exemplo de superação. Nunca dei importancia para os comentarios a respeito da vida pessoal do Ronaldo, porque não falta gente querendo denigrir a imagem do jogador. Sei melhor do que ninguem como é dificil a recuperação de lesões nos joelhos, pois tenho 10 cirurgias no esquerdo e vaou fazer a primeira no joelho direito, mas infelizmente eu nunca recuperei e meu destino é um joelho de platima. Força Ronaldo, vc sempre vai ser o melhor. Eu sempre acreditei na sua recuperação. Quem é Rei nunca perde a Majestade. Espero um dia poder ver vc de perto e dar um abraço no meu idolo.
  • Comentário de roger
    Só posso dizer ao atleta, que a gratidão não tem preço, e que enquanto profissional, foi capaz de mostrar que ainda há tempo para lutar pelos seus ideais. Como pessoa, nada posso dizer porque a particularidade pessoal de cada individuo, não diz respeito a terceiros, não podemos confundir o atleta no campo e o Ronaldo na sua vida pessoal.
  • Comentário de solange
    Ronaldo, amo vc do fundo do coração, por sua humildade, como vc é fofo, sabe a mídia não tem o que fazer a não ser cuidar da vida dos outros, mais não liga não meu filho o que importa é a sua conciencia com DEUS, vc deve só agradecer a DEUS o resto ele faz por vc, pq ninguem mais que DEUS, sabe o que vc merece, te amo de , qdo vejo vc na tv, me sinto muito orgulhosa de ser brasileira, e me sinto muito feliz de ver vc no corinthias, que tbem mta gente fala, por se o melhor, vc o FENOMINO e o corinthias o MELHOR, parabéns meu filho, saiba que sempre vou orar por vc em minhas orações, fica com DEUS, te amo muito, mais muito mesmo, gente boa.
    fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
  • Comentário de Edilson
    Meu time é o São Paulo mais, o Ronaldo é o cara , com toda a tragetória desse extraordinário jogador ,contra tempo(contusões) e ainda tem pessoas que mistura as coisas a parte profissional e pessaol. Para mim ele é o atacante titular de referencia na seleção Brasileira.
  • Comentário de Silvana
    Estava muito entusiasmada com o brilhantismo do Ronaldo, mas ao vê-lo ao lado do Lula, estampado na manchete da Folha, me decepcionei. Será que ele tem memória curta ? Não percebe que sua imagem foi usada num momento em que está em destaque? Acorda Ronaldo, uma das grandes responsabilidades de um ídolo é saber com quem anda e com quem aparece; o poder de influenciar massas é muito grande; não se deixe usar.
  • Comentário de Rafael dos santos tiago
    Eu sou fa do ronaldo desdo cruceiro.Ele e o cara.E Ronaldo na copa de 2010. parabens pela sua volda.
  • Comentário de mariana
    para mim ele é o melhor do mundo
  • Comentário de SAN
    Porque ele é simplemente um homem que acredita. Que não se deixou levar pelo dinheiro....a diferença dele é que como muitos brasileiros, sonha, tem coragem, busca e faz... sem deixar nunca de ser ele, erra mas....acerta e muito, lógico que a conta bancária ajuda né? Mas meu Deus! é muito bom vê-lo jogar.....eu não sou flamengo, corinhthians, palmeiras....Eu sou Ronaldo.....Que Deus o proteja sempre...o renove sempre, lhe dê força sempre....assim como a todos os brasileiros que como ele, eu e você batalha e acredita, ele não é meu ídolo é apenas um cara em quem acredito como ser humano......
  • Comentário de Gláucia Caetano
    Sou corinthiana, e amo meu Timão de paixão mesmo...
    e agora quero agradecer ao Ronaldo Fenomeno, não só porque ele está jogando no Corinthians, mas sim pelo exemplo devida e superação.
    Pela garra e força com que ele conquista suas coisas, isso é muito mais que vitorioso.
    E também agradecer ao Ronaldo pela dedicação a fiel.
    Parabéns e um super abraço dessa fã.
  • Comentário de Márcio de Souza
    Dizem ele está "velho e gordo". Se fosse um ginasta ou um nadador, talvez estivesse mesmo, pois raramente algum atleta dessas modalidades chega aos 30 anos em condições de disputar competições oficiais. Conquistar títulos ou bater recordes, então, nem por milagre ! Mas se esse "velho e gordo" tiver perdido noites de sono, saído para baladas, bebido mais do que socialmente, passado por casamentos fracassados, enfrentado cirurgias, certamente, a esta altura, estaria jogando biriba ou dominó nos bancos das praças. Ou até recluso em algum abrigo, convivendo com suas frustrações. Mas esse "velho e gordo" está nos dando, aos poucos, uma excepcional lição de vida. Uma aula de superação, de auto-confiança, de amor a uma profissão que, através dos anos, lhe deu sensações completamente opostas, fazendo com que vivesse entre o céu e o inferno. O céu do título mundial de 94, mesmo na reserva,aos 17 anos; o inferno de uma convulsão momentos antes da decisão do mundial de 98; o céu de uma Copa fenomenal em 2002, após o inferno de uma grave contusão no joelho; o céu de ser considerado, por três vezes, como o melhor jogador do mundo; o inferno de uma nova contusão no joelho, mais grave que a anterior: o céu de disputar o mundial de 2006, tornando-se o maior goleador de toda a história das Copas do Mundo; e, recentemente, o inferno da descrença quando, acima do peso e após se envolver em alguns escândalos extra-campo, foi dado como acabado para o esporte que o tirou do subúrbio de Bento Ribeiro para as manchetes da imprensa internacional e para as mansões de Madri, Milão, Rio de Janeiro e, agora, São Paulo. Hoje, aos 32 anos, o Fenômeno está de volta, mais fenomenal que nunca, pois agora não precisa mais dar vinte arrancadas fantásticas, dez dribles desconcertantes, cinco chutes poderosos, para ser o alvo das atenções. Basta sua presença em campo, ainda um pouco pesado, sustentado por dois joelhos não muito confiáveis, para deixar os adversários trêmulos, sabendo que, de repente, ele surge, com uma surpreendente explosão que, para os mais céticos, deveria ser coisa do passado, impossível para os dias atuais, quando o preparo físico parece que supera a técnica, a força parece que supera o talento, a correria parece que supera a intuição, o improviso e o reflexo. Esse "velho gordo", porém, volta a encantar os amantes do verdadeiro futebol, mostrando uma arte que, aos nossos olhos, reúne todos esses predicados numa só pessoa: Ronaldo recupera o preparo físico, mantém a técnica, revigora a força, aprimora o talento, aguça a intuição, renova o improviso e amadurece o reflexo. O Ronaldo de hoje, se tivesse a saúde de uma década atrás, seria certamente um jogador perfeito, talvez a versão mais aproximada de Pelé que foi, sem dúvida, a encarnação do futebol em forma de gente. Porém, mesmo com suas limitações, causadas pelas contusões e pelo passar dos anos, Ronaldo faz, num simples toque de toque, o que a maioria dos jogadores contemporâneos não consegue realizar em toda uma carreira. Tem sido assim nos jogos do Corintians. Foi assim no último domingo quando, retribuindo o deboche de um dirigente do São Paulo, que o chamou de "ex-jogador", Ronaldo decidiu o clássico em dois toques na bola: no primeiro, atravessou um passe da esquerda para a direita, achando Jorge Henrique sòzinho na cara do gol. Douglas aproveitou o rebote da trave e calou o Morumbi. Na outra, quando Cristian recebeu a bola, Ronaldo disparou desde a linha divisória do gramado, apostando corrida com Rodrigo, zagueiro tricolor, muito mais novo e saudável que ele. A bola foi lançada do jeito que ele gosta, na frente, frontal, em direção à entrada da área. Ronaldo, o "velho e gordo" parecia um Carl Lewis em plena disparada, deixando o "jovem e esbelto" Rodrigo a metros de distância, partindo para o gol com a fúria de um velocista e a inteligência de um enxadrista. O toque, na saída do goleiro, foi igual aos milhares que ele deu em campos de todo o mundo, seja pelo Cruzeiro, PSV, Barcelona, Real Madri, Inter de Milão e, especialmente, pela seleção brasileira. É isso, minha gente. O Fenômeno está aí! Com ele, o Corinthians vai ser campeão paulista. O Neymar, com seus 17 anos, que espere um pouco, pois o seu reinado está apenas começando. O reinado de Ronaldo está quase no fim mas, certamente, o final será apoteótico, dando esse título ao Coríntians. E, seguindo minhas premonições, posso fazer uma ousada e otimista previsão: Se Deus dar uma pequena ajuda, protegendo os joelhos do Fenômeno, o "velho e gordo" Ronaldo disputará a próxima Copa do Mundo e, mesmo que não seja o artilheiro, vai deixar pelo menos uns cinco gols, ficando quase impossível de ser alcançado como o maior goleador das histórias de Copas do Mundo. Podem me cobrar essa previsão, em julho do ano que vem, na África do Sul.

    Márcio de Souza - Jornalista, radialista e publicitário.
  • Comentário de Márcio de Souza
    Na semana passada inseri, nesse Blog, um comentário até audacioso, falando do atual estágio na carreira desse fenômeno chamado Ronaldo. Corri o risco de quebrar a cara, pois bastava ele passar em branco no jogo contra o Santos, na Vila Belmiro, para os coveiros do futebol voltarem a enterrá-lo. Até Pelé estava lá para tentar secar. Onde já se viu Ronaldo querer desfilar com pose de Rei justamente naquele sagrado templo onde o verdadeiro Rei impôs sua magestade durante quase duas décadas! Mas bastaram 90 minutos ou até bem menos. Bastaram duas jogadas, em questão de segundos, para o Fenômeno mostrar que, na terra do Rei, ele também teve seu instante de realeza. Para quem analisa os mínimos detalhes, foram dois lances de rara beleza. No primeiro, ao cortar um passe de Kleber Pereira para Germano, Chicão deu um chutão para o alto. Não foi um passe milimétrico, como Gérson dava, como Rivelino dava. Foi um bico prô alto ! A bola viajou uns 20 metros para cima, mais outro tanto para baixo e foi cair justamente atrás de Fabão, onde Ronaldo já estava colocado, como se soubesse que o destino dela seria justamente aquele. Enquanto a bola subia e descia, Ronaldo já havia traçado todos os seus planos e antecipado o que iria fazer assim que a "redonda" chegasse ao solo. Aliás, ela nem chegou. Foi acarinhada pelo pé direito dele, como se estivesse amparando um recém-nascido, na mesa de parto. A bola escorreu feliz pelo chão e foi parar alguns centímetros mais à frente, um pouco para o lado esquerdo. Suficiente para que Ronaldo visse a saída de Fábio Costa e rolasse mansinho, como fez na final da Copa de 2002, só que, desta vez, buscando o lado esquerdo do goleiro. Pelé, mesmo vendo o sonho do Santos desabar, bateu palmas, reconhecendo o talento de quem tratou a bola com tanta intimidade. Bastava essa jogada, mais pela sutileza da matada no pé direito do que pelo gol com o pé esquerdo, para Ronaldo justificar ter pisado, gloriosamente, o gramado consagrado por Pelé e seus súditos dos anos 60 e 70. Mas enquanto o azougue Madson aparecia várias vezes na tela da tv, dando dezenas de piques inúteis, Ronaldo ficava revendo mentalmente seu antigo repertório e planejando, quem sabe, mostrar que futebol não é correria, não é força, não é brutalidade(como Germano fez com Chicão,agredindo por trás) mas,simplesmente, talento, criatividade, intuição, lampejo, genialidade. Tudo isso ele demonstrou quando Elias partiu num contra-ataque, jogou a bola por baixo das pernas de Fabiano Eller, para tentar arrancar para o gol. Mas a bola, caprichosa, preferiu ir ao encontro do seu amigo mais íntimo. Ao passar por entre as pernas de Fabiano Eller, roçou levemente no seu calcanhar direito e mudou ligeiramente o rumo. Ronaldo percebeu que a bola queria estar com ele, novamente, para mais um ato de pura magia. E os dois - bola e Ronaldo - se encontraram mais uma vez. Triguinho e Fabão se aproximaram, confiantes de que, na disputa corpo-a-corpo, levariam a melhor, por serem mais jovens, mais sadios, mais inteiros fisicamente. Foram apenas 3 toques na bola. No primeiro, com o calcanhar, Ronaldo tirou Triguinho da jogada, cortando da ponta para a meia, ampliando um pouco a sua visão do gol adversário. No segundo toque, correndo em diagonal mais para o centro, deixou a bola ao alcance do seu pé esquerdo(de novo) e entre os dois zagueiros do Santos, postados à sua frente. Fábio Costa, acostumado a enfrentar os atacantes normais, previsíveis, deu alguns passos à frente, fechando o que parecia ser uma porteira diante de Ronaldo. Aí o gênio mostrou seu reflexo. Um toque embaixo da bola, suave, calculado, medido,seco, milimetricamente traçado para cobrir a barreira humana à sua frente e, sem tocar no chão, viajar diretamente para o alto da rede, caindo suavemente pelas malhas, até repousar, feliz, no fundo do gol santista. Ronaldo, humilde, como todo gênio, enquanto acompanhava a trajetória da bola, chegou a dar um pulinho, como se fosse preciso torcer para que ela entrasse. Mas a bola de hoje não é igual a bola de antigamente. Como a que Pelé chutou desde o centro de campo, contra a Tchecoslováquia, na Copa de 70, mas caprichosamente passou perto da trave. Ou como o drible de corpo que Pelé deu no goleiro do Uruguai, Mazurkievics, para apanhar do outro lado e crutar cruzado. Mas a bola também se recusou a obedecer as ordens do Rei e saiu raspando a trave. A bola de hoje tem mais respeito ao craque, que a trata com amor e carinho. Foi isso que ela fez, quando saiu do pé esquerdo de Ronaldo, para ir descansar na rede do Santos. A bola é como a mulher amada. Adora ser bem tratada e geralmente retribui. Amor com amor se paga. E ela está pagando a Ronaldo tudo o que ele fez por(e com) ela durante esses 15 anos de prazerosa convivência. Pelé, no seu trono cativo da Vila Belmiro, viu tudo de perto. E aplaudiu novamente. Afinal, como São Tome, foi "ver para crer" se Ronaldo é certamente o jogador que mais se aproximou da sua genialidade. Enquanto Ronaldo saia de campo com mais uma afirmação do seu talento, Pelé também saia do estádio vivendo seu dia de súdito diante de um outro monarca do futebol. "Foi um gol digno de Pelé... e em Copa do Mundo", disse Edson Arantes do Nascimento, com seus bem vividos 68 anos. "Foi meu dia de Rei na terra do eterno Rei", disse Ronaldo. Feliz o Brasil, único país do mundo que, em plena democracia, tem o privilégio de possuir dois Reis !! E eu me envaideço de ser contemporâneo desses dois mitos do futebol. Márcio de Souza - Jornalista, radialista e publicitário(27/2/2009)
  • Comentário de Luis Fernando Almeida de Melo
    Não adianta,o cara é bom e sempre sera ,não olhemos a vida pessoal,mas lembremos das elegrias que os lindos dribles dele nos proporcionaram,e da linda trage´´oria profissional desse cara ,ele é show é selecão,e mengão,mesmo como torcedor,e se dues quiser,um dia ele vai vestir a camisa mermelha e preta ..VELAU RONALDO eu acredito em vc .....
  • Comentário de Tony
    Olha sou fã do Ronaldo, o cara é foda, pega mulherada, várias pessoas falam mal dele, que está gordo e etc. vcs imaginem se o cara estivesse em forma, pois gordo está fazendo gol em todo o jogo, muito mais que atacantes que tem 20 anos de idade...o cara é foda!!!! merece tudo que tem...
  • Comentário de Luís
    O cara sempre dá a volta por cima. É um privilegiado!
  • Comentário de marcia
    Parabens Ronaldo sempre fui sua fã, você é 10...Ronaldo peço humildemente sua ajuda, tenho 3 filhos e moro de favor tendo que passar por humilhações...O meu sonho é ter uma casa para morar com meus filhos e nos meus sonhos você aparece para me ajudar...
  • Comentário de Marcilio Rapozo
    Ronaldo, não se deixe impressionar por certas loucuras que certas pessoas estão dizendo de voce, é tudo inveja. VOCE É O CARA, O GRANDE RONALDO QUE TODO JOGADOR QUERIA SER E NÃO PODE, POIS O TALENTO QUE DEUS LHE DEU FOI SÓ PARA VOCE. VIVA O RONALDO FENOMENO.
  • Comentário de raphael de macedo
    tudo aconteçeu na vida desse cara,muitos glorias e desgraças.
    mais uma coisa o mundo não pode negar,que força de vontade de voltar a dar alegrias ao povo brasileiro hein cara,sou seu fã e vc mereçe tudo que tem nessa vida....parabens e até a copa de 2010.
  • Comentário de roger
    o ronaldo e desgraçado e filho da puta ate morrer
  • Comentário de Markinn
    Ronaldo !
  • Comentário de junior
    o ronaldo é o cara
    no jogo contra as bicharada
    ele jogo muito
  • Comentário de Evilene Oliveira Barreto
    meu eterno idolo ,muitos sonhos eu tenho e um deles é conhecer esse cara q passei a gostar muito,mas sou de família humilde e infelizmente ñ tenho condições de ir para São Paulo vê ele jogando.Ele nem sabe q sou atleta com seu estilo e de estilo de Falcão ,sou abilidosa mas ñ tenho oportunidades de mostrar para o mundo,aqui onde eu moro ñ tenho chance ,tenhos sonhos e um deles eu mostrei e de dá uma vida digna para minha mãe.
    pois ela ñ tem condições por isso q ñ vou para uma escolinha de futebol pq ninguém mim dá uma oportunidade ,mas quando eu ser alguém na vida o primeiro dinheiro q eu pegar vai ser para eu ir vê Ronaldo jogando apesar deu ter q ajudar minha mãe ,mas dá se DEus quizer,eu tenho tudo sobre vc Ronaldo eu ñ tenho condiçães de comprear fotos suas as minhas amigas mim dão ....o FENôMENO ESTÁ DE VOLTAAAAAAAAA;;;;;;;;;;;;;;;;;
  • Comentário de luiz sérgio flausino
    gosto muito do ronaldo e torço para que seja escalado o jogo inteiro e fazer muitos gols ele é humilde e merece.
  • Comentário de Sofia
    Denuncia
    Favor verificar o programa Panico na tv deste domingo, foi introduzido durante alguns quadros como o da amy winehouse o nome do Ronaldo apos frases negativas.FAVOR VERIFICAR
  • Comentário de cristiano
    sou colorado,mas sou fã do ronalldo pra sempre..

    depois de pelé .. ronaldo éo novo rei
    o curriculo dele:NINGUEM TEM NO MUNDO

    o curriculo
  • Comentário de André
    em bora esteja muito bem elaborado f/ menos palavras eusou um fa mais nao gostei
  • Comentário de robert
    Li o artigo de uma colunista num site do interior que me deixou com repúdio : ela critica o Ronaldo com falta de maturidade, preconceito a agressividade: Entrem no site: http://www.itu.com.br/colunistas/artigo.asp?cod_conteudo=17423
    ela merece todas as críticas pra ver se se manca!
  • Comentário de
    kkkkkkkkkkkkkk
    desgraçadooo mass faz gol né fdp.
  • Comentário de Lourival
    Ronaldo, dentro de campo voce foi um grande jogador. mas, fora só deu bola fora. voce viado, ingrato, passou fome quando morava nas favelas do Rio e vem dizer que passou fome no Cruzeiro, seu idiota. mas de um mbabaca como voce só poderia esperar isto. Seu filho da p...
  • Comentário de valdemir leandro
    Eu sou fanzasso do atacante mais completo de todos os tempos RONALDO este é o cará.
    Eu sei que você é capas de voltar a selessão.
    O Brasil espera por esse momento glorioso.pois a camisa 9 do Brasil esta sentido falta do seu dono.....................
  • Comentário de Igor
    O Ronaldo é um viado que gosta de travisti, ele é um desgraçado, ambicioso que so pensa em ganhar dinheiro. Ronaldo vai toma no seu anús.
  • Comentário de dirlei
    cara sou fã de ronaldo desda da copa de 2002 que vi ele jogar e faser gol para o brasil depois da queles gols eu e minha família vendo eu fiquei emocionado......... depois começei a ver seus jogos milan ,real madrid ,psv,cruzeiro,barcelona,Inter de milão e corinthians ...... algums vi em videos na net ,só sou corintians agora por causa dele todo mundo me zoa de casaca antes era flamenguista agora mudei pow imito ele jogando bola na rua e tudo minha espiração de faser gol é ele . ele pode estar gordo magro mas uma coisa ele nunca vai perder o faro de gol força ai ronaldo continue asim!!!!!!!!!!!

Comente sobre "Ronaldo Fenômeno"

¹Seu Email

²Seu Nome

³Seu Comentário